No geral, as pessoas devem ter um cuidado com a saúde bucal, mas os esportistas precisam prestar ainda mais atenção nisso.
Em 2015, por exemplo, foi criada a especialidade Odontologia do Esporte, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
A atuação do Cirurgião Dentista possibilita uma melhora de desempenho físico e pode prevenir e tratar mudanças no sistema estomatognático (mastigação, respiração, fonação).
“Isso está intimamente ligado à função de outros sistemas do resto do corpo: como o nervoso, muscular, circulatório, o sistema endócrino, entre outros”, comentam a dentista doutora Jaqueline Ferreira, Coordenadora Técnica de Odontologia da NotreDame Intermédica, e o doutor Alexandre Fonseca Barberini.
Lea también:
Você pensava que a saúde bucal poderia tanta importância para um corredor? Os especialistas ainda falam sobre a necessidade dos atletas passarem por uma avaliação detalhada da condição bucal.
“É possível detectar, por exemplo: má oclusão, focos de infecção e inflamação. Além disso, problemas nas articulações que podem interferir na mastigação e digestão da comida. Isso impacta na absorção dos nutrientes, também na perda do equilíbrio muscular, dor de cabeça, problemas na postura (gesto esportivo), desconforto e estresse”, comentam.
This website uses cookies. By using and further navigating this website you accept this. Detailed information about the use of cookies on this website is available by clicking on more information
No hay comentarios:
Publicar un comentario